BIOGRAFIA

Fábio Trad nasceu no dia 18 de agosto de 1969 em Campo Grande. Filho de Nelson Trad e Therezinha Mandetta Trad, é o quarto filho do casal. Os seus irmãos são: Nelson Trad Filho, Fátima Trad Martins, Marcos Trad e Maria Thereza Trad Alves.

Estudou no Colégio Dom Bosco de 1976 à 1985 (nove anos), onde cursou o primário, ginásio e o curso científico.

Em 1986, aos 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro onde cursou o 3º científico no Colégio Andrews.

Em 1987, foi aprovado na primeira opção do vestibular da CESGRANRIO, conquistando uma cadeira na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Foi aluno de Gustavo Tepedino, Luis Roberto Barroso, Luis Fux, Jorge Lobo, Paulo Cezar Pinheiro, Antônio Evaristo de Moraes Filho, Guilherme Calmon, Paulo Condorcet e José Carlos Barbosa Moreira. Foi colega de turma de Daniel Sarmento, Alexandre Câmara, Letícia Lins e Silva, Carlos Guerra, Luis Cláudio Flores da Cunha, todos autores de obras jurídicas nacionalmente prestigiadas. Na faculdade, foi monitor de Direito Penal e estagiário de Antônio Evaristo de Moraes de Filho por 2 anos. Foi o orador da turma.

Formado em 1991, estabeleceu-se em Campo Grande e passou a exercer intensamente a advocacia. No começo, foi indicado como advogado dativo de inúmeros acusados pobres. Atuou em uma centena de julgamentos de Júri.

Em 1996, convidado pelo Professor Horácio Pithan, iniciou as suas atividades como Professor de Direito Penal. Leciona há 10 anos. Foi Professor de Direito Penal na ESMAGIS, UNIDERP, UFMS e na UCDB. Professor de Direito Penal no Curso de Pós-Graduação da UNIDERP e UCDB.
Foi Membro Titular do Conselho Penitenciário de Mato Grosso do Sul por 7 (sete) anos (1994 à 2001)

Em 2000, fundou junto com Antônio Carlos Garcia de Queiroz um instituto jurídico que tem por objetivo a formação de núcleos pensantes em Direito Penal no estado, o Instituto MERITUM.

Atualmente, é o Coordenador-Regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais em Mato Grosso do Sul e Diretor-Regional em Mato Grosso do Sul do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal, órgão consultivo da Organização das Nações Unidas.

Foi nomeado Presidente da Comissão de Direitos Humanos pelo então Presidente Horácio Vanderlei Nascimento Pithan.

Em 2001, foi eleito Conselheiro Estadual na chapa encabeçada por Vladimir Rossi Lourenço. Participou ativamente da criação, implantação e consolidação do Programa OAB vai à Escola. Ministrou inúmeras palestras em Campo Grande e no interior do estado a convite da OAB.

Idealizador do Simpósio de Direito Penal para MS, que, a cada biênio ímpar, reúne em MS as principais expressões intelectuais e políticas do sistema penal nacional e internacional.

Advogado militante e professor universitário, foi eleito em 2006 Presidente da OAB, Seccional MS para o triênio 2007-2009.

Em 2010 foi eleito Deputado Federal com 82.121 votos.

 

DIVERSOS

*Ministrou palestra com o tema “Princípios Fundamentais do Direito Penal”, na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul, realizada na cidade de Campo Grande/MS, em setembro de 2004.


*Participou do 12º Seminário Internacional/IBCCRIM, realizado na cidade de São Paulo/SP, em agosto de 2006.


*Coordenou o CONFAD 2003- 5º Congresso Sul-Mato-Grossense das Faculdades de Direito, X Congresso de Advogados de Mato Grosso do Sul, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em setembro de 2003

.
*Participou do VIII Simpósio Nacional – Direito Penal e Processual Penal, realizado na cidade de Belo Horizonte/MG, em abril de 1998.


*Participou do 1º Encontro Estadual dos Advogados Trabalhistas do MS, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em maio de 2007.


*Participou como debatedor na IX Semana Nacional Antidrogas/Mace, realizada na cidade de Campo Grande/MS, em junho de 2007.


*Ministrou palestra com o tema ”A Tutela Penal e os Direitos Fundamentais: Uma Leitura Constitucional do Direito Penal” no Congresso Nacional de Direito-IND, realizado na cidade de Marília/SP, em agosto de 2007.b


*Participou como presidente de mesa do 1º Congresso de Direito das Famílias e Direito Processual Civil de Mato Grosso do Sul/UCDB, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em setembro de 2008.


*Participou como conferencista na XX Conferência Nacional dos Advogados/OAB Conselho Federal, realizada na cidade de Natal/RN, em novembro de 2009.


*Participou do VIII Congresso de Advogados de Mato Grosso do Sul/OAB MS, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em julho de 1999.


*Participou da Mesa Redonda na III Manhã Viva do Colégio Oswaldo Tognini, realizada na cidade de Campo Grande/MS, em junho de 2001.


*Participou do Curso Avançado de Estudos Jurídicos com Ministros do STJ e STF, realizado em Campo Grande/MS, em agosto de 2003.


*Recebeu o Título de Acadêmico Fundador e passou a ocupar a Cadeira de Número 22, na Academia de Letras Jurídicas do Estado de Mato Grosso do Sul, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em agosto de 2008.


*Participou do XI Conferência Estadual dos Advogados de MS/OAB MS, realizada na cidade de Campo Grande/MS, em junho de 2008.


*Participou do II Congresso Sul-Mato-Grossense de Direito Público, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em maio de 2008.


*Participou do Fórum de Debates Sobre a Advocacia Contemporânea/IBCCRIM, realizado na cidade de Paranaíba/MS, em junho de 2006.


*Ministrou palestra com o tema “Tratamento Penal – Discrepância entre a Teoria e a Prática Penitenciária”, no Seminário Estadual A Prática e o Tratamento Penal/DEPEN, realizado na cidade de Campo Grande, em julho 2007.

 
*Recebeu homenagem Amigo da Cultura da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Fundação Municipal de Cultura, realizada na cidade de Campo Grande/MS, em dezembro de 2008.


*Recebeu o Título de Sócio Honorífico do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, realizada na cidade de Três Lagoas/MS, em novembro de 2004.


*Recebeu homenagem da Universidade Católica Dom Bosco pela contribuição no Programa Comunitário Universidade da Melhor Idade, realizada na cidade de Campo Grande/MS, em abril de 2008.


*Participou do II Seminário de Direito Militar e Aspectos Jurídicos, promovido pelo Comando Militar do Oeste, realizado na cidade de Campo Grande/MS, em outubro de 2008.


*Ministrou palestra com o tema “As Reformas do Código de Processo Penal”, na Semana Jurídica: As Várias Faces do Direito na Realização da Justiça/UNIGRAN, na cidade de Dourados/MS, em agosto de 2008.


*Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Corumbá/MS, em dezembro de 2008.


*Recebeu o Título de Hospede de Honra da Câmara Municipal de Corumbá/MS, em março de 2009.


*Ministrou palestra com o tema “O Direito Penal do Terror e Direito Penal Garantista” na VI Semana Jurídica: 20 Anos de Constituição Federal e I Encontro Científico do Curso de Direito – UEMS/Naviraí”, realizada na cidade de Naviraí/MS, em maio de 2009.


* Ministrou palestra com o tema “A Expansão das Formas de Preparação e de Participação: Recrudescimento do Direito Penal” no Seminário do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal-AIDP/Brasil, realizada na cidade de São Paulo/SP, em maio de 2009.


* Ministrou palestra com o tema “Tutela Penal dos Direitos e Garantias Fundamentais” no II Seminário Jurídico do Pantanal/UFMS- FSST, realizada na cidade de Corumbá/MS, em outubro de 2007.

 
Senhor Fabio Trad, Sou morador da rua Natalie Wood no Bairro Campo Nobre e ao...
Alan Nantes