Deputado de MS propõe prêmio de boas práticas e inclusão em saúde mental

Notícias

14/08/2018
contribuirá na superação de preconceitos e estigmas das pessoas consideradas doentes mentais
contribuirá na superação de preconceitos e estigmas das pessoas consideradas doentes mentais
"Prêmio Nise da Silveira" é homenagem à médica reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil
 
 
Uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos no Brasil, o que coloca o país no oitavo lugar no ranking global de suicídios. O Mato Grosso do Sul é o terceiro estado da lista, segundo dados do Ministério da Saúde. 
 
Segundo o Coordenador Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior, quase todos os casos de autoextermínio estão relacionados a algum tipo de transtorno mental. Portanto, a atenção aos pacientes que apresentam transtorno mental é uma das iniciativas mais eficientes na prevenção do suicídio. 
 
Por esse motivo nesta semana o deputado federal Fábio Trad (PSD-MS)  tomou uma importante iniciativa para dar mais visibilidade e reconhecimento aos projetos de pessoas e instituições  que promovem políticas de cuidado junto às pessoas que sofrem de problemas psíquicos e situações de vulnerabilidade.
 
Trata-se de um Projeto de Resolução que cria o "Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental", que contribuirá na superação de preconceitos e estigmas das pessoas consideradas doentes mentais e no reconhecimento dos seus direitos como seres humanos e cidadãos. 
 
"O prêmio privilegia ações em que a pessoa em sofrimento psíquico possa ser tratada com humanidade no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, trabalho e comunidade, assim como como ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis, previstos na Lei Federal 10.216/2001", disse o deputado Fábio Trad, autor do projeto. 
 
O prêmio contemplará iniciativas em cinco categorias, quais sejam iniciativas em prevenção ao suicídio, promoção da saúde e qualidade de vida em saúde mental; iniciativas em arte, cultura e convivência em saúde mental; iniciativas de cooperativa social, economia solidária e geração de renda em saúde mental; iniciativas de redução de danos causados por álcool, crack e outras drogas; e iniciativas de inclusão social para pessoas em situação de rua. 
 
Nise da Silveira - O nome do prêmio (Nise da Silveira) é uma homenagem a uma médica psiquiatra brasileira que desde sua formação manifestou-se de forma radicalmente contrária aos procedimentos que julgava serem agressivos para tratamento de pacientes da área de saúde mental. Nascida em 1905, é reconhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil. Já em sua época, condenada o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, lobotomia e outros tratamentos.