Audiência Pública debaterá Reforma Política na AL em junho

Notícias

02/06/2011
“Podemos observar que há um distanciamento muito grande entre o eleitor e o eleito.
“Podemos observar que há um distanciamento muito grande entre o eleitor e o eleito.

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) é o artífice da Audiência Pública que debaterá a Reforma Política na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento, que está marcado para as 19h do dia 16 de junho, reunirá os deputados federais que compõem a Comissão Especial da Câmara Federal imbuída de debater o assunto com a classe política do Estado. O esforço de Fábio Trad para trazer o debate para o Estado visa colher subsídios para a confecção de um texto Constitucional que alcance os desejos do povo sul-mato-grossense e brasileiro.


A Reforma Política tem sido uma das preocupações constantes de Fábio no Congresso. Segundo o deputado sul-mato-grossense o atual sistema político-eleitoral está degradado, esgotado, não oferece legitimidade para o eleito ou para o eleitor, sendo necessárias mudanças urgentes.


“Podemos observar que há um distanciamento muito grande entre o eleitor e o eleito. Não há fiscalização por parte do eleitor em relação ao mandato e a execução do mandato do eleito. Os eleitos não têm sintonia com os partidos que os elegem, desconhecem seus estatutos, não conseguem dissertar sobre temas programáticos a respeito do estatuto partidário. E, mais do que isso, o peso do poder econômico é nocivo e, hoje, incontestavelmente é determinante na eleição de candidatos. Além do que, há um distanciamento do eleito em relação a suas bases. Estamos propondo a reformulação do sistema, quem sabe para um sistema distrital misto, que é aquele que proporciona uma maior aproximação entre eleito e eleitor, conferindo maior legitimidade ao mandato”, afirmou Fábio Trad.